Registro de marcas, veja como proteger sua marca.

 nnRegistro de marcasnnAs marcas são sinais visualmente perceptíveis, que distinguem produtos ou serviços, tem o poder de projetar e expandir mercados, atrair clientes e consolidar negócios. A escolha da marca é uma etapa fundamental no desenvolvimento de qualquer atividade empresarial ou industrial, sendo de profunda importância a realização de uma pesquisa prévia para identificar a viabilidade dessa marca, ou mesmo se essa escolha não irá recair sobre outras marcas já registradas pertencentes a outros titulares no mesmo segmento de atividade, ou, ainda, que possa atingir direitos das chamadas marcas de alto renome, marcas extremamente conhecidas e que impedem o registro de outras com as quais se confundam em todos os segmentos de mercado.nLançar um produto ou serviço e não procurar a devida proteção, pode levar à utilização e pedido de registro por outro da marca escolhida, causando diversos prejuízos. Utilizar uma marca sem requerer seu registro perante o INPI coloca o usuário dessa marca no mínimo em uma situação de desvantagem e de risco, pois dessa utilização pode resultar a vulgarização da marca (hipótese que deriva da sua utilização por diversos titulares), perda da identidade original, desvio de clientela dentre outros aborrecimentos que podem levar a longas batalhas judiciais visando declarar a quem pertence a titularidade da marca e quem deverá deixar de utilizá-la.nUma marca só pode tornar-se forte no mercado se estiver protegida, sem o pedido de registro não há proteção. O pedido de registro de marca deve ser formulado perante o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), e submete-se ao trâmite de um processo administrativo que findará com a concessão ou com o indeferimento do requerimento. A concessão do registro de marca confere ao seu titular o direito de proteção em todo o território nacional, sendo valido por 10 (dez) anos e prorrogável por períodos iguais e sucessivos.nn nnA Marca Registrada é um bem ativo, é o conhecido Bem Intangível, Bem Imaterial. A empresa ganha valor, confiança e credibilidade perante o mercado, sendo de suma importância que o empresário procure profissional competente para que não tenha surpresas desagradáveis.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp