Você sabia que ainda dá tempo de usar parte do seu Imposto de Renda 2018 para fazer doações e ajudar crianças e adolescentes? Até o dia 30 de abril – data limite para entrega das declarações – quem optar pela declaração completa pode destinar até 3% do valor do imposto ao Fundo de Amparo à Criança e Adolescente. A destinação serve para reduzir o valor do imposto a pagar.
n
n
A doação para esse Fundo é a única que permite a destinação de recursos depois de 31 de dezembro, fim do ano-calendário do Imposto de Renda, desde que respeitado o limite de 6% caso o contribuinte já tenha feito doações em 2017. Ou seja, se você já fez a doação dos 6% de seu imposto, não poderá doar mais nada até abril a ser abatido ou restituído. Se não doou os 6%, pode aproveitar mais essa oportunidade de integrar os 3% até chegar na cota máxima de 6%.
n
n
Conforme nossa Coordenadora do Departamento Contábil, Pryscilla Maineri da Silva, "o legal dessa extensão de prazo é que você já fica sabendo exatamente o valor a ser doado, pois o mesmo é calculado junto com o valor devido de Imposto de Renda".
n
n
n
n
Quer saber como fazer sua doação?
n
n
Após o preenchimento de todas as fichas da declaração, ao consultar a ficha "”Resumo da Declaração"” você consulta também, a opção "Doações Diretamente na Declaração – ECA" e o valor disponível para doação já aparece calculado pelo programa. Peça para seu Contador verificar isso e informá-lo para que você tenha essa opção de escolha.
n
n
Se quiseres doar, basta escolher o fundo para o qual deseja efetuar a doação. Existem disponíveis fundos de municípios, estados e nacionais para você escolher, no entanto, nessa opção não é possível escolher as ações sociais que serão realizadas.
n
n
Depois de escolhido o fundo, é preciso informar o valor a ser destinad . Então, o programa irá gerar automaticamente um DARF no valor que deverá ser impresso e pago até o último dia para entrega das declarações (30/04/2018).
n
n
"Vale informar que se o contribuinte não pagar o DARF de doação até o prazo final, a doação não será abatida de seu imposto e este ainda terá que pagar imposto sobre ela", segundo Pryscilla.
n
n
n
n
Não deixe de falar com seu contador ou estar atendo a isso quando fizer sua declaração no modelo Completa. Afinal, essa é uma ação sua que pode contribuir para um futuro melhor das crianças e jovens brasileiros.
n
n