O mundo mudou. E a liderança, mudou?

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Por Cristiane Egert Ribeiro*

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As mudanças nos últimos anos foram inúmeras e igualmente rápidas. O jeito de fazer muitas coisas mudou. Corporativamente falando, o tempo do “manda quem pode e obedece quem precisa” e “elogiar estraga o funcionário” passou e hoje já não funciona em ambientes profissionais altamente dinâmicos e competitivos.

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Dessa forma, para uma empresa se sustentar e crescer, precisa ter ou desenvolver comportamentos orientados para as necessidades humanas do cliente externo a atender aquilo que se propõe. Parece tão desafiador e realmente é! Atingir esses objetivos está relacionado diretamente à gestão de pessoas e liderança. Para garantir esse foco, o público interno (colaboradores) deve estar engajado, alinhado às diretrizes organizacionais, ter comportamentos orientados para as metas, realizar processos definidos, dinâmicos e enxutos, vivenciar uma cultura de valorização e desenvolvimento das pessoas. Por isso, o papel da liderança é tão determinante para as organizações.

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Ser um líder que alinhe pessoas, processos e resultados tem sido o grande desafio da liderança contemporânea. Os líderes devem desenvolver uma perspectiva integradora, assumindo protagonismo como agentes de mudança, transformação e evolução organizacional.

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A crença positiva em si e nos liderados, a capacidade de se comunicar, ouvir o outro na essência, ter habilidade para fazer perguntas que geram reflexões, promover momentos de feedbacks, criar oportunidades para aprendizados, promover o compartilhamento de conhecimentos, experiências, responsabilidades, melhorias contínuas,  criar um ambiente respeitoso, seguro, de apoio, confiança e transparência nos relacionamentos, são características fundamentais do líder atual. Assim, os liderados tornam-se mais envolvidos, preparados para lidar com as mudanças, superar desafios e  alcançar metas maiores, o que gera mais satisfação, elevação da autoestima, aumento da produtividade e felicidade.

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A necessidade da “nova postura de liderança” vem impactando o mercado de capacitação profissional voltado para líderes, que tem crescido de forma exponencial, pois as empresas têm investido cada vez mais, seja em capacitação externa, interna, formações de coaching, liderança coach. Isso tudo evidencia a urgência da evolução da liderança.

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A Komcorp Assessoria Empresarial e Contábil é uma empresa que acredita nesse novo papel do Líder. A empresa há muitos anos investe em capacitação profissional e desenvolveu o EduKOM, um Programa de Educação Corporativa, que busca o desenvolvimento contínuo de seus colaboradores, tanto na parte técnica como comportamental.

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Não importa a área de atuação da sua empresa. O crescimento dela e atualização constante exige que se esteja sempre buscando a qualificação dos funcionários e formação de novos líderes. Atualmente, a Komcorp oferece para parte de seus colaboradores o Programa de Desenvolvimento de Competências para Liderança. A ação tem por objetivos estimular e apoiar o desenvolvimento dos profissionais e engajar os colaboradores a abraçarem desafios das Diretrizes Organizacionais (missão e visão), além de cumprir o valor de realização pessoal.

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O resultado esperado é uma equipe encorajada e capacitada para cumprir objetivos individuais e organizacionais, numa relação de ganha-ganha para todos: colaboradores, empresa e especialmente os clientes.

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*Executive Coach de performance e carreira, trainer e idealizadora da Cristiane Egert Desenvolvimento Profissional.

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