Enfrentando a crise econômica brasileira

Estamos entrando no quarto mês de 2015, e todos estamos com uma palavra/ preocupação na cabeça: crise.

n

Que a crise econômica brasileira virou uma realidade, podendo ser percebido nos supermercados por exemplo, todos nós estamos sabendo. Mas o que todos buscam é, como enfrentar a crise sem ter grandes problemas?

n

A primeira coisa é não entrar em desespero, nem de longe é a melhor solução para enfrentar um problema. A única saída é buscar proteção para esses tempos conturbados, e buscar opções de como se preparar para a crise, para garantir a sobrevivência do seu negócio, e também largar com toda a força depois da crise.

nn

Opções para enfrentar a crise

n

Seja realista, suas vendas irão diminuir. Portanto, adequar suas projeções de vendas para 2015 é uma ótima opção para enquadrar sua empresa na realidade do momento econômico (crise) que estamos passando, mas não é só porque a suas vendas caíram um pouco que o marketing não é mais necessário para sua empresa. Continue investindo, pois é justamente agora que você precisa atrair clientes. Uma maneira mais barata que o marketing convencional é o marketing digital, nessa modalidade, você pode segmentar seus anúncios apenas para o público que realmente está interessado em contratar/ comprar seu serviço, e os resultados podem ser detalhados e mensurados de maneira completa, além de manter um contato mais direto com o seu cliente, podendo elevar e qualificar o seu público.

n

Mas não é apenas um investimento em marketing que ajuda. Ser criativo é sempre um bom negócio. Seja aberto a novas ideias, incentive os seus colaboradores a ajudar, uma boa ideia nunca pode ser dispensada, ainda mais quando é preciso inovar para se consolidar no mercado nesses tempos de crise.

nn

Suas finanças na crise

n

Endividamento é uma palavra que ninguém gosta de ler/ ouvir, porém, por mais sacrifício que seja, uma das providências a se tomar para diminuir o ?caos da crise?, é reduzir suas dívidas. Um dos motivos para isso é que as taxas de juros estão aumentando, já estão no maior valor desde 2011 e não há sinais de que o Banco Central irá reduzi-las este ano, por isso, previna-se. Revisar o seu mix de produtos também é uma boa opção, eliminar ou reduzir aqueles produtos que não estão saindo do estoque podem trazer um alívio financeiro no final do mês imprescindível para manter a saúde financeira de sua empresa.

n

Portanto, não seja pego de surpresa nessa crise, as opções estão aí para serem exploradas, basta agora um pouco de vontade e garra para passar ileso por essa ano conturbado.

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp