Empatia como peça fundamental para o trabalho em equipe

Como funciona o trabalho em equipe na sua empresa? Aqui, na Komcorp, valorizamos muito o trabalho em equipe e acreditamos que esse é um assunto que precisa ser pauta constante. Dessa forma, trazemos essa semana um artigo escrito por Federico Amory que ressalta pontos importantes relacionados ao trabalho em equipe e papel do Líder. Confira!

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O Trabalho em Equipe é uma excelente forma de aproximar as pessoas e desenvolver a Empatia entre elas, ao mesmo tempo em que se aproveitam melhor as competências e habilidades de cada um, assim como, se complementam em suas respectivas deficiências.

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Quem nunca colocou um apelido em outra pessoa? Podemos dizer que fazemos isso quase que automaticamente. Se alguém tropeça o chamamos de “desajeitado”. Se outro não responde da maneira que esperamos, o rotulamos de “falso” ou “egoísta”.

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Colocar um rótulo significa fazer julgamentos sobre as pessoas e agir com base nesses julgamentos.

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O pior é quando você nem conhece a pessoa, e aí aparece aquele “amigo” ou "colega" e te passa a pior imagem daquela pessoa e você inocentemente a aceita. A partir daí, mesmo sem perceber, você transmite toda aquela negatividade, e o outro não entende porque aquela predisposição. Erroneamente, você comprou o julgamento do tal amigo e, na maioria dos casos, a pessoa não é nem a metade do que foi falado.

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É por isso que as pessoas inteligentes falam sobre ideias, as pessoas comuns falam sobre coisas e as pessoas medíocres falam sobre pessoas.

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E onde entra o papel do Líder nisso tudo? Esta é uma das principais características que identificam um líder em potencial. Pois um líder está mais inclinado a compreender e a desenvolver o potencial de seus subordinados, ao invés de criticá-los ou julgá-los.

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As mudanças não acontecem pela força e sim pela conscientização e o bom senso.

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Especialistas explicam que as organizações de sucesso não são construídas a partir da força ou da imposição, mas da confiança e do respeito. E confiança significa compreender um ao outro e aceitá-lo exatamente como é, ou seja, significa praticar a tolerância que gostaríamos que tivessem por nós, significa ajudar, sem esperar nada em troca e sempre fazer um pouco mais do que nos foi solicitado.

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Como podemos conhecer e compreender melhor as pessoas e praticar a empatia, em vez de simplesmente sair julgando e colocando rótulos?

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A resposta é simples: através da aproximação e da compreensão de que é exatamente na diversidade de personalidades que está a riqueza da humanidade. Em outras palavras, precisamos aprender a respeitar e valorizar as diferenças, por que é através delas que podemos conquistar o mundo e até o universo.

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É exatamente por isso que em nossos trabalhos de consultoria, sempre que possível, criamos as equipes de trabalho, paralelamente ao trabalho de Reestruturação organizacional e das Melhorias dos processos. Somente através do Trabalho em equipe é que podemos conhecer melhor quem está por trás das máscaras (que cada um de nós cria), como podemos ajudá-lo e como podemos extrair o melhor de cada um. Isto é tão importante como os procedimentos, os sistemas, os processos, as estratégias, os clientes e os resultados de toda organização.

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Se as pessoas não estão engajadas, ou seja, comprometidas de corpo, mente e coração; nada disso vai funcionar como deveria – pode até ter uma pequena melhoria aqui ou ali, mas nada que seja realmente significativo e duradouro.

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Somente quando as pessoas são consideradas, respeitadas e sentem que a direção da empresa se importa de verdade por elas, é que estas se abrem e mostram suas competências e habilidades, gerando um verdadeiro comprometimento com os resultados da empresa.

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Qual o seu nível atual de empatia? Responda e veja você mesmo:

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    Você sempre percebe de imediato quando alguma ação sua desarmoniza alguém?

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    Você se permite experimentar os sentimentos de alguém que se magoou com algo que você fez intencionalmente e pode voltar a fazer?

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    Você consegue lembrar qual foi a alegação da outra pessoa na última vez em que você discutiu?

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Como você respondeu as questões? Você consegue perceber o outro de fato? Precisamos ser mais tolerantes, deixar de lado o egoísmo e nos colocarmos um pouco no lugar dos outros. Somente assim construiremos relações sinceras e construtivas, que são exatamente os pilares que sustentam o Trabalho em Equipe e também ajudam nosso desenvolvimento pessoal.

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nFonte: Amory Consultoria

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