Dólar alto ou baixo: qual o melhor momento para comprar

Nosso primeiro pensamento quando falamos sobre dólar é imaginar que quando a moeda é valorizada isso ajuda a economia nacional com o aumento das exportações, contribuindo para o equilíbrio da balança comercial.

Para as exportadoras, por exemplo, por terem gastos e receitas em dólar, elas acabam se beneficiando com a alta da moeda.

No entanto, com os produtos importados mais caros, os produtos nacionais acabam ganhando força, e isso incentiva o mercado interno, o que é algo positivo tendo em vista que aumenta a atividade industrial e gera mais empregos.

Por outro lado, o aumento do dólar pode causar aumento na inflação. Quando o dólar está baixo ajuda a segurar os preços na importação, porém, é quando a nossa moeda ganha mais força. Havendo uma busca maior por mercadorias nacionais, consequentemente isso causa o aumento nos preços.

Outro fator negativo quando o dólar está alto é que muitas indústrias encontram dificuldades para importar matérias-primas utilizadas na fabricação de seus produtos, além de equipamentos eletrônicos que também têm seus valores elevados.

Algumas matérias-primas importadas, como gás, petróleo e trigo, também podem sofrer alterações de preço com o dólar mais alto, e esse aumento afeta diretamente no preço de nossos itens básicos, como macarrão, pão e combustíveis, por exemplo. Portanto, todo o setor produtivo é afetado e a economia sofre com a inflação.

 

Cenários de ganhos com o dólar em alta e a influência de investidores estrangeiros

O dólar em alta pesou na bolsa, favorecendo o investimento estrangeiro no país. Quando os investidores estrangeiros percebem que empresas brasileiras com capacidade de crescimento e valorização estão em baixa, eles investem nessas empresas por meio de aportes de capital da moeda americana no mercado e, como resultado, acontece a desvalorização do real em relação ao dólar, o que transforma as ações brasileiras em um melhor negócio para os investidores.

 

Dólar baixo significa estabilidade na economia

Quando o dólar está em baixa, os mais favorecidos são os importadores, como vimos acima. Nesse momento eles compram produtos em dólar para revender em real, aumentando assim os seus lucros.

Com o dólar valendo menos, empresas locais também se beneficiam e podem comprar matéria-prima com preços mais baixos. Sendo assim, com os produtos importados mais baratos e o custo da matéria-prima menor, o preço de mercadorias nacionais cai e estabiliza a inflação.

 

Como a variação do dólar influencia no turismo

Para quem planeja viajar para o exterior, a melhor opção é adquirir a moeda quando a cotação está baixa, já que as passagens internacionais ficam mais acessíveis, assim como passeios, alimentação e hospedagem. 

Por outro lado, quando o dólar se recupera e fica à frente do real, a tendência é que as viagens para fora do país sejam adiadas, já que viajar para destinos nacionais acaba sendo mais vantajoso.

O dólar em alta também aumenta o desembarque de turistas estrangeiros por aqui, que estimulam e injetam dinheiro em nossa economia.

Por que acompanhar a variação do dólar?

A variação do dólar impacta diretamente a nossa economia, como todos sabemos. O dólar tem um peso muito grande para a economia tendo em vista ser uma referência monetária mundial, o que antes era dada à libra esterlina do Reino Unido.

Portanto, essa referência tem papel importante e está relacionada com a potência da economia dos Estados Unidos, impactando diretamente outros países.

Atualmente, mesmo que os EUA sofram com crises econômicas, o dólar ainda tem a confiança internacional, motivo pelo qual a moeda americana está sempre sendo acompanhada por diversos países ao redor do mundo.

 

Portanto, governos e bancos:

  • – Contam com reservas em dólares;
  • – Realizam vários tipos de transações comerciais em dólares;
  • – Emprestam dinheiro em dólares.

 

LEIA TAMBÉM: Por que a sua empresa precisa de uma contabilidade consultiva?

 

Como funcionam as variações do dólar

O dólar comercial é aplicado em inúmeras situações, como:

  • – Transações comerciais do governo e dos bancos;
  • – Compra e venda de mercadorias;
  • – Investimentos;
  • – Importações;
  • – Exportações.

A melhor maneira de entender a variação do dólar é a oferta e a demanda da moeda no mercado. 

 

LEIA TAMBÉM: Novo decreto mantém corte do IPI em até 25% por mais 30 dias

 

Afinal, qual a melhor cotação do dólar para a economia do país?

No curto prazo, alguns setores se beneficiam com a alta do dólar, mas no médio e longo prazo, todos acabam perdendo dinheiro por causa do enfraquecimento da economia. Em contrapartida, quando o dólar tem pouco valor em relação ao real também não é indicativo de estabilidade.

Quer saber mais sobre a importância das variações do dólar e como ele pode maximizar os lucros das suas operações? Então, entre em contato com a nossa equipe e conheça as melhores soluções para a sua empresa!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp