n
n
Algumas mudanças na legislação brasileira foram feitas recentemente com o intuito de impulsionar a circularização da moeda para auxiliar a economia. O Governo Federal, para o ano de 2017, toma a decisão de regularizar o saque do FGTS de contas inativas. Estima-se que R$ 30 bilhões de reais serão injetados na economia com o uso desse recurso. O Ministério do Trabalho esclarece que a medida é de grande valia para ambos os lados, uma vez que, quando o trabalhador faz o saque desse valor que, até então não fazia parte do seu orçamento para o ano, ele acaba retornando esse benefício para o aquecimento da economia.
n
n
Diferente de alguns programas que envolvem o saque do FGTS, a atual decisão pela liberação do dinheiro das contas inativas permite que o beneficiário tenha autonomia do destino da quantia sacada. Mas atenção, essa vantagem pode se tornar uma armadilha, já que não é por se tratar de uma verba inesperada que deve ser gasta desordenadamente.
n
n
Nosso escritório elencou algumas dicas em que o trabalhador deve estar atento para o melhor aproveitamento dessa medida do governo:
n
n
-
n
- Se você já está inadimplente com alguma instituição dê prioridade para o pagamento daquelas que costumam cobrar juros abusivos, como é o caso das dívidas bancárias, tais como: inadimplência com empréstimos, uso do limite do cheque especial, fatura do cartão de crédito em atraso, entre outros. Procure junto ao gerente uma negociação dessa dívida, renegocie por juros menores e liquide seus débitos.
- Se você não está inadimplente, mas possui prestações de móveis/imóveis financiados, procure saber junto à financiadora qual o percentual de desconto concedido para o pagamento de parcelas das prestações. Pode ser uma boa forma de reduzir a despesa com juros do financiamento.
- Mas se você não possui dívidas em atraso ou prestações em aberto e deseja fazer alguma compra, use esse valor para fazer compras à vista, sem juros e quem sabe até negociando algum desconto pelo pagamento imediato. Concentre-se em não entrar em novas dívidas.
- Para quem tem dúvida se deve fazer o saque ou não, os investidores são claros: faça o saque. Já que, qualquer aplicação, mesmo a poupança, possui rendimento superior aos 3% ao ano mais TR pagos pelo fundo.
- Tenha uma reserva de emergência, faça desse montante um valor rentável, investindo no Tesouro Direto na modalidade Selic, por exemplo. Trata-se de uma aplicação que aceita valores a partir de 30 reais e deixa o investidor livre para entrar e sair dela a qualquer dia. Ainda que faça a cobrança de impostos, vai ser mais rentável que colocá-lo na poupança.
- Para quem quer abrir seu próprio negócio pode ser a oportunidade que estava faltando. Pode ser a hora da idéia de empreender sair do papel, contudo antes de adentrar esse meio, procure um profissional qualificado para conhecer o risco do seu negócio.
n
n
n
n
n
n
n
n
Saiba usar esse incentivo do governo a seu favor, pague suas dívidas e amplie seu poder aquisitivo.