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Gastos, Custos e Despesas: Entenda a Diferença.
nÉ muito importante ter clareza nos conceitos contábeis para poder efetuar um bom planejamento financeiro. E é comum que haja bastante confusão com relação aos Gastos, Custos e Despesas dentro de uma empresa. Para ajudá-los a produzir análises cada vez mais afiadas, confira as definições e conceitos para cada um dos termos citados acima.n
Entenda o conceito de Custos
n nnCustos são os gastos que você tem em sua empresa e que estão diretamente ligados à produção. E a ideia de produção é vinculada não somente à indústria: há custos de produção para o comércio e prestadoras de serviço. Podemos listar como exemplo de custos: mão de obra, eletricidade, compra e manutenção de equipamento etc. O custo de produção é acrescido ao preço final do produto.nn n
Entenda o conceito de Despesas
n nnDespesa é o gasto que a empresa tem, e não possui nenhum tipo de relação com a produção. Por exemplo, o aluguel de uma sala comercial é considerado uma despesa, pois, independente da produção e/ou venda de produtos e serviços da empresa, o aluguel deverá ser pago. O valor da despesa não irá alterar conforme a produtividade, ao contrário do valor do custo.nnn
Entenda o conceito de Gastos
n nnGastos é o valor total gasto pela empresa. Para se obter este valor, é necessário juntar os valores do custo com os valores da despesa. Sabendo o valor total dos Gastos, e conseguindo discernir o que é gerado pelo custo de produção e o que é gerado pelas despesas, é possível definir uma estratégia financeira mais assertiva.nn nnGostou do post? Então assine a nossa newsletter e receba ótimas dicas para você e para a sua empresa.nn