A atual pandemia está mudando a forma de fazer negócios no mundo. Há muito escutamos sobre a importância de inovar e agora chegou a vez de incluir essa pauta no planejamento estratégico.
Penso que a inovação deve começar pela forma como enxergamos estratégia. Quando você pronuncia essa palavra, ESTRATÉGIA, que significados vem a sua mente? Nosso modelo mental até então, ditado por grandes pensadores do tema, nos faz associar Estratégia a Competição, Vantagem, Guerra. Agora você deve estar pensando que uma Guerra é verdadeiramente a realidade vivenciada nesse momento. E eu concordo com você.
O fato é que quando incluímos a palavra Planejamento à Estratégia, precisamos compreender que o nosso desafio é conseguir exercitar nossa visão, para além dessa fase crítica que estamos presenciando. Você já deve ter ouvido falar que o mundo não será mais o mesmo. E aqui surgem algumas dificuldades, já que nunca passamos por situação similar e com a velocidade atual. Até mesmo para exercer a atividade de planejamento, neste momento, precisamos buscar novas formas, já que definir objetivos e metas com base em resultados do passado não fazem o menor sentido no atual contexto.
Pensando na importância de revisitar os objetivos traçados para esse ano pelas empresas elencamos 4 passos para encarar esse momento como uma grande oportunidade de fazer renascer sua empresa
1) Comece pelo seu modelo mental: o que você acredita sobre Estratégia e como essa forma de pensar se adequa as mudanças que virão?
Philip Kotler, grande pensador do Marketing no mundo, já em 2010, lançou o conceito de marketing centrado no ser humano. A sua teoria parte do princípio que o posicionamento da empresa frente ao mercado deve considerar não somente a satisfação do cliente, mas implementar formas de negócios que alcancem sua mente e seu coração. As empresas devem passar a se diferenciar pelos valores que declaram na parede e de forma congruente vivenciá-los em sua prática diária. Esses valores precisam demonstrar, que mais do que alcançar vantagem competitiva, as empresas enxergam a palavra Estratégia como a definição de um direcionamento que além de gerar prosperidade, faz do mundo um lugar melhor.
2) Desenhe seu planejamento com o “Porque” do seu negócio em mente
nSimon Sinek expandiu ao mundo o conceito de propósito trazendo a ideia de que os negócios devem entender em primeiro lugar o “porquê” existem para somente depois disso definir o “como” e o “o que” entregar. É uma grande mudança de paradigma pois grande parte das empresas são criadas sem uma reflexão maior sobre a razão mais ampla pela qual faz sentido o negócio existir.
3) Busque um equilíbrio entre várias perspectivas para a definição de seus objetivos
nKaplan e Norton com sua metodologia de Gestão Estratégica (BCS) ajudaram as empresas a ampliar o seu olhar sobre as perspectivas que devemos enxergar o negócio para estabelecer as principais ações a serem implementadas, bem como mostrou a inter-relação entre essas perspectivas. Apesar de direcionar toda empresa para o foco financeiro do negócio para somente depois disso definir objetivos para as demais áreas, a metodologia ajudou o mercado a compreender o negócio de forma sistêmica e interconectada. Minha proposta atual é considerar no planejamento estratégico, após a definição clara de Propósito, 5 perspectivas variando o nível de importância frente ao momento atual do negócio: Perspectiva Financeira, Stakeholders externos, Colaboradores, Processos e Aprendizagem.
4) Fortaleça a cultura para impulsionar sua estratégia
Valorize ações que alinhem líderes e pessoas ao novo modelo que está sendo implementado. Faça com que a cultura do seu negócio alimente seus planos ao invés de validar a máxima de Peter Drucker que diz que a “a cultura come a estratégia no café da manhã!”
*Texto escrito pela nossa parceira Ana Paula Platt, Consultora em Gestão de Cultura Organizacional pela metodologia Barret Values Centre. Coach Executiva e de Carreira e Mestre em Administração de empresas com ênfase em planejamento estratégico e avaliação de desempenho.