Para que o negócio, seja qual for o segmento, tenha sucesso é necessário suporte. Warre Buffet, um dos homens mais ricos do mundo, declara que “a contabilidade é a linguagem do negócio”. O negócio precisa ser bem gerenciado, e não se gerencia sem indicadores que contribuam para tal.
n
n
Toda empresa possui um processo interno, começando pela aquisição de mercadoria ou matéria-prima para elaboração de produto. O objetivo normal de qualquer organização, por sua vez, é gerar riquezas. Portanto, transformar a mercadoria/produto em dinheiro, por meio das vendas.
n
n
Consideramos este processo como fases operacionais de uma empresa. Estas fases possuem uma duração. Na compra da mercadoria ou matéria prima, que posteriormente torna-se um produto, este é armazenado, até o momento da sua venda. Após a venda, como na maioria das entidades é feito a prazo, existe um período entre o processo de venda e o recebimento efetivo.
n
n
Estes intervalos devem ser gerenciados de maneira efetiva, caso contrário, o lucro e o fluxo de caixa da empresa serão afetados, pois para a aquisição das mercadorias/produtos a empresa realiza compras.
n
n
Onde entra a contabilidade nisso tudo? Mais do que registrar as informações financeiras de sua empresa, a contabilidade pode dar ao empresário suporte necessário para gerar esses indicadores de prazos e poder reavaliar as necessidades, por exemplo da redução do prazo de recebimento, ou aumento no prazo de pagamento ao fornecedor.
n
n
Quando há um desequilíbrio nestes prazos, os recursos acabam se desgastando e os empréstimos bancários entram em cena, por exemplo, com altos juros e encargos financeiros.
n
n
A seguir, apresentaremos os três principais indicadores de prazos médios, que são: o prazo médio de estocagem, o prazo médio de recebimento e o prazo médio de pagamento.
n
n
O primeiro, prazo médio de estocagem, serve para medir o tempo médio que o produto/mercadoria fica armazenado até a venda. Tal cálculo é realizado por meio da fórmula:
n
n
n
n
O prazo médio de recebimento, por sua vez, revela quanto tempo leva para o recebimento efetivo da venda. A fórmula aplicada a este indicador é:
n
n
n
n
n
n
Com a soma do Prazo Médio de Estocagem e do Prazo Médio de Recebimento, adquirimos, o que consideramos de ciclo operacional da empresa.
n
n
n
n
Já o Prazo Médio de Compras aponta quanto tempo demora para quitar suas compras. Para chegar neste resultado, aplica-se a fórmula:
n
n
n
n
Com estes três valores em mãos, é possível identificar se a empresa tem prazos equilibrados, quando consegue sanar suas compras utilizando recursos próprios. Quando o prazo de compras ocorre antes mesmo da venda ou recebimento efetivo da venda, consideramos esta diferença como ciclo financeiro. Este, quanto menor melhor para sua empresa.
n
n
Indicadores são fundamentais para entendermos as dores do nosso negócio e nos prepararmos melhor para lidarmos com elas e saná-las. Aí que o suporte do seu Contador se torna fundamental, pois quanto mais estratégico for o trabalho da sua contabilidade, menos suscetível à crise de mercado, concorrência e outros problemas você estará.
n
n
O Contador deixa de ser aquele profissional que fica escondido atrás de pilhas e pilhas de papéis e guias de pagamento para trazer à você as informações que ajudarão a transformar seus números em resultados positivos. É nisso que nós da Komcorp acreditamos. E é nisso que somos especialistas. Entre em contato conosco e saiba mais.
n
n
*Artigo escrito pelo nosso Especialista Contábil, José Roberto Silva Junior.
n
n