O ano de 2015 está chegando apenas ao seu terceiro mês, porém a palavra ?crise? já está na boca de todos os empresários. Que o ano não vem sendo animador aos negócios, todos sabemos, mas como enfrentar é o que devemos tentar aprender. Por isso que o contador vem se destacando no cenário empresarial, pois o mesmo tornou-se uma atividade estratégica para empresa, ganhou o status de consultor. E como consultor, o contador tem a tarefa de alertar o cliente sobre as dificuldades nos negócios, principalmente para ajuda-los a enfrentar essa crise.
n
Um exemplo são as datas de pagamentos de alguns tributos que podem ser mudadas pelo governo por causa dessa mudança na economia, porém variam de acordo com o ramo de atividade da empresa, mas o contador pode evitar que o cliente pague multas desnecessárias programando o pagamento desses tributos de forma controlada e planejada. Evitando essas multas, pode ser que a empresa necessite menos de empréstimos bancários, pois com a economia turbulenta, a oferta de crédito na praça diminui e há uma menor circulação de dinheiro no mercado.
n
Outra solução para aliviar os resultados da empresa perante a crise são os registros internos. Como o fluxo de caixa, que permite analisar a movimentação financeira da empresa em determinados períodos e verificas as necessidades do capital de giro (principalmente em relação a inadimplência dos clientes). Tendo essas informações em mãos, o contador pode analisar e rever as políticas internas da empresa, para tentar amenizar a saída de recursos do caixa e tomar decisões sobre novas estratégias e posicionamentos sobre o negócio.
n
Portanto, o trabalho do contador manterá o empreendimento saudável criando bases seguras para os clientes apoiarem-se e atravessar a crise sem grandes dificuldades.