n
n
Em meio a uma crise financeira de proporções das quais há muitos anos não enfrentávamos, somado a crise do crédito – gerada por toda uma desconfiança existente no mercado, o gestor financeiro precisa fazer uso de todas as ferramentas de controle e gestão para decidir com segurança por que caminho seguir.
n
n
Vivemos num pais de inúmeros empreendedores, micro e pequenos empresários que são responsáveis por grande parte do nosso PIB. Contudo, uma significativa fatia destes não se preocupa com planejamento de longo prazo e gestão financeira competente, que garanta margens saudáveis ao negócio e por consequência sua perpetuidade ao longo do tempo.
n
n
Todo negócio é uma organização empresarial, um organismo empresarial que possui enorme semelhança com nosso corpo humano. É preciso cuidar da saúde organizacional do negócio. É preciso com regularidade obter diagnostico preciso da saúde das finanças da sua empresa, realizar check-ups dos índices do negócio versus índices de mercado. Uma boa gestão financeira técnica, com ferramentas de controle como fluxo de caixa-projetado/realizado, controle de custos e despesas por centro de custos, conciliação bancária e balanço patrimonial, é vital para manutenção de todo e qualquer negócio.
n
n
A contabilidade se apresenta como a principal ferramenta estratégica para as empresas – de pequeno à grande porte. É a grande responsável por subsidiar parte ou a totalidade das informações para a tomada de decisão. Exigem-se precisão destes dados. É a contabilidade que passa o aconselhamento e a ajuda na elaboração do orçamento da empresa, a análise de variações, determinação de preços, tomadas de decisões especiais, uniformização da contabilização dos departamentos para que os relatórios sejam uniformes, afim de que possa facilitar o manuseio da informação gerada.
n
n
A fusão e sinergia entre a gestão financeira e contábil resultará em relatórios de contabilidade gerencial, ferramenta de tomada de decisão dos administradores que se torna a cada dia crucial a sobrevivência das empresas.
n
n
Munido de tantas informações o empresário passa a ter segurança de suas tomadas de decisões, clareza do seu patrimônio e visão de negócio futuro, sabendo “ para onde seu barco ruma”. Observamos em nosso mercado a dificuldade que muitos empresários estão enfrentados para simplesmente manter o seu negócio, em um estado conhecido como “sobrevida”. Muitos destes criticam o governo, o peso da carga tributária, a inviabilidade dos encargos sobre folha, a alta dos juros para financiamento de suas operações. Porém, quando conhecemos melhor sua estrutura, enxergamos nenhum instrumento de controle para tomada de decisão, falta de controles simples, como do seu contas a receber, ou seja, uma saúde organizacional debilitada, sem check-ups de controle. Como consequência, inúmeras crises de enxaqueca.
n
n
Oportunize o seu negócio com uma assessoria contábil profissional. Nós podemos ajudar! Entre em contato!