Os cuidados para não aumentar os custos no processo de geração de notas.

n
n

Os cuidados para não aumentar os custos no processo de geração de notas com o fim do emissor gratuito.
n
nOs emissores gratuitos

n
n

Desde 2006 a Secretaria da Fazenda disponibiliza aos contribuintes, emissores gratuitos de notas fiscais. São aplicativos gratuitos para emissão da nota fiscal eletrônica (NF-e) e do conhecimento de transporte eletrônico (CT-e).  O que representou durante muito tempo um grande avanço na massificação do processo de informatização dos documentos fiscais, no próximo ano ficará no passado. Isto porque estes serviços serão descontinuados a partir de janeiro de 2017, ou seja, os contribuintes não terão mais acesso a estas ferramentas, e precisarão buscar novas alternativas para manterem a regularidade fiscal.

n
n

A interrupção do serviço

n
n

O motivo desta interrupção está diretamente relacionado aos percentuais de utilização dos aplicativos. Em média apenas 7,8% das NF-e’s e 3,7% dos CT-e’s são gerados pelos emissores da Receita. Os restantes – 92,2% de NF-e’s e 96,3% dos CT-e’s – são gerados por emissores próprios. Os contribuintes que estiverem realizando o download desses aplicativos, já estão recebendo um alerta sobre a suspensão dos serviços a partir de janeiro de 2017. No ano que vem não será mais possível sequer realizar o download.

n
n

Recomendação da Secretaria da Fazenda

n
n

A Secretaria da Fazenda recomenda que os usuários que já tenham o aplicativo instalado façam a migração para soluções próprias antes que a introdução de novas regras de validação da NF-e e do CT-e impeçam o seu correto funcionamento. É preciso buscar alternativas de forma antecipada, não deixando para os últimos dias de 2016.

n
n

Quais as opções para os contribuintes?

n
n

Sem a opção das ferramentas gratuitas oferecidas pela Receita da Fazenda, os contribuintes tem a opção de adquirir um emissor próprio ou terceirizar a emissão das notas fiscais eletrônicas (NF-e) e do conhecimento de transporte eletrônico (CT-e). Muitos consideram esta suspensão saudável aos empresários, pois se consideram como uma grande oportunidade de automatizar a gestão do seu negócio. O que de fato é verdadeiro, pois os microempresários podem usufruir de funcionalidades extras que auxiliam na gestão. No entanto, entre tantas ofertas de degustações gratuitas, também é importante destacar que um sistema próprio, seja online ou offline, representa um aumento do custo mensal – sejam em habilitação de licenças, customizações, ou revisões de processos.

n
n

Como avaliar a melhor opção?

n
n

A melhor opção vai depender do porte e do planejamento financeiro de cada contribuinte. A opção por emissores próprios resulta numa maior autonomia ao empresário. No entanto, além dos custos com licença do software, em alguns casos será necessário investir também em um profissional para realizar a emissão das notas fiscais, tanto de saída, quanto de entrada. Diante dos elevados encargos trabalhistas, cabe o alerta para que seja realizada uma avaliação criteriosa antes de se adquirir um sistema próprio.

n
n

Como outra opção, o contribuinte tem a terceirização. Esta implica na escolha de um escritório de contabilidade parceiro, na qual vai realizar a emissão das notas fiscais conforme a necessidade do empresário. Além de representar, para a grande maioria dos casos, um investimento inferior à contratação de um emissor próprio, a terceirização representa ecconomia de tempo e de recursos para os gestores, otimizando a produtividade e, consequentemente, gerando resultados positivos. 

n
n

Se você optar pela terceirização de suas notas fiscais, não deixe de entrar em contato com a Komcorp. Faremos um orçamento compatível com sua realidade, respeitando o volume de sua movimentação, e ofertando valores escalonados.

n
n

A suspensão dos emissores gratuitos não precisa representar um prejuízo para sua empresa. Entre em contato conosco pelo telefone 48 2106 4300 ou através do e-mail contato@komcorp.com.br.

n
n

 

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp