Dumping, uma prática ilegal que pode matar a sua empresa

Em um mundo cada vez mais globalizado, novas oportunidades surgem a todo momento. Podemos expandir cada vez mais nossos mercados, conseguindo obter um crescimento sem precedentes para as empresas.nnExpandir empresas para mercados internacionais pode ser uma boa ideia, mas exige bastante estudo. Cada país tem suas próprias leis de mercado, políticas e cultura de consumo. Por isso as empresas lançam mão de estratégias, algumas sendo predatórias e ilegais. Uma delas é o dumping.n

O que é dumping?

nTrata-se de uma prática desleal de comércio. Funciona assim: quando uma empresa entra no país, ela deixa o preço dos produtos menor que os concorrentes, afim de eliminar a concorrência. Assim que assume o monopólio, eles aumentam o preço. Há 4 tipos de dumping:n

    n

  • Dumping esporádico: isso ocorre quando há excesso de estoque. Assim que o estoque é esvaziado, eles retornam ao preço normal.
  • n

  • Dumping predatório: essa é uma das formas mais desleais de dumping. Trata-se do caso mencionado, quando uma empresa deixo os preços menores que a concorrência, afim de eliminá-la. Quando assumem o monopólio, aumentam os preços ao máximo, pois não há mais concorrência.
  • n

  • Dumping social: trata-se de uma forma um pouco diferente dos outros dumpings, pois fundamenta o prejuízo de seus concorrentes na diminuição dos direitos trabalhistas de seus funcionários.
  • n

  • Dumping persistente: nesse caso não é considerado uma prática desleal. A empresa local, por possuir monopólio, já possui preços muito elevados. Neste caso, o preço baixo nada mais é do que uma forma saudável de concorrência.
  • n

nA prática de dumping no Brasil é considerada ilegal e tratada pela Lei nº 8.884/94:n

Art. 21 ? as seguintes condutas, além de outras, na medida em que configurem hipótese prevista no art. 20 e seus incisos, caracterizam infração da ordem econômica:nn(…);nnXVIII ? vender injustificadamente mercadoria abaixo do preço de custo;

nAs práticas de dumping social e predatória são extremamente maléficas tanto para as empresas, quanto para os consumidores. Só é vantajosa para os consumidores locais a curto prazo, pois a longo prazo os preços serão muito maiores. Além disso, não é possível garantir nem qualidade do produto, e diminui a inovação. Então, caso seja identificada o dumping, deve-se acionar os órgãos responsáveis.nnGostou da dica? Então acompanhe nosso blog e veja mais novidades interessantes!

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on email
Share on whatsapp