A importância da contabilidade vai muito além de informações de patrimônio, e isso já foi comentado em outros posts no blog. E diante do cenário empresarial cada vez mais competitivo dos dias atuais, torna-se muito necessário adotar ténicas eficientes de gestão, e a contabilidade gerencial vem como uma ferramenta de auxílio produzindo informações úteis e relevantes aos administradores. Porém isso é apenas um resumo, a contabilidade gerencial abrange muito mais coisas, as quais apresentaremos a seguir.
n
Apesar da contabilidade ter iniciado como uma ferramenta de auxílio aos comerciantes, ao longo do tempo, os empresários passaram a usar a contabilidade como uma forma importante de arrecadação de patrimônio, pois é o contador que mantém as informações financeiras da empresa, podendo usá-la de forma benéfica para o negócio, agindo como tomada de decisão. Assim se define a contabilidade gerencial.
nn
Finalidades básicas da contabilidade gerencial
n
A contabilidade gerencial tem como finalidade, a construção de um banco de dados completo para utilizar de forma flexível pelos usuários. Os gestores podem construir relatórios completos e atualizados das finanças para permitir a tomada de decisão, além de um controle de gastos futuros, mantendo assim, a instituição saudável financeiramente.
nn
Ferramentas da contabilidade gerencial
n
O cruzamento das informações contábeis permite ao gestor coletar informações como:
nn
- n
- Análise de desempenho dos índices financeiros;
- Controles orçamentários;
- Liquidez (seca, geral e imediata);
- Planejamento tributário;
- Projeção de orçamentos empresariais;
n
n
n
n
n
n
Devido as mudanças políticas e sociais que ocorreram nos últimos anos, a concorrência tem contribuído para mudanças na gestão de diversas empresas, as quais buscam por um objetivo em comum que é a aquisição de lucros, que podem vir de recursos disponíveis internamente, ou de terceiros. E quando esses recursos não são usados de forma devida, os administradores entram em conflito. Portanto, a contabilidade gerencial é focada no processo decisório interno da organização, e é obrigação dos profissionais de contabilidade aproveitá-la ao máximo para contribuir na continuidade dos negócios, e com a utilização correta desses recursos, a contabilidade gerencial pode prever problemas e antecipar soluções.