Todo empreendedor necessita de um endereço fiscal no momento em que decide abrir e formalizar sua empresa. É este endereço que comprova a existência da empresa e é por isso que sem ele fica inviável a concessão do CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) e o registro da empresa na Junta Comercial e outros órgãos públicos da sua cidade. Confira abaixo um texto elaborado em parceria com a HZ Escritório Virtual sobre o tema.
n
n
Ter um endereço fiscal é uma necessidade do empreendedor. Há quem opte por usar seu endereço residencial para fazer o registro da empresa. Mas, neste caso é preciso solicitar uma consulta para saber se é possível fazer isso no seu município. Além disso, também importante ponderar se essa é a decisão acertada porque isso pode impactar nos tributos municipais como IPTU e taxa de lixo. Ou seja, usar o endereço da sua casa pode ser uma solução prática, mas pode pesar no bolso também. Outro ponto negativo de usar o endereço de casa para o registro da empresa é o fato de misturar o endereço profissional com o residencial e isso causar um desequilíbrio em sua vida.
n
n
Se você acha melhor não misturar as coisas e se não possui uma sede própria para seu negócio, ou condições para um investimento grande nisso, existe a opção por um modelo de negócio que tem ganhado força nos últimos tempos, onde se trabalha de forma remota (em home office ou em coworking), com a possibilidade de contratar o serviço que autoriza o uso de um endereço fiscal cedido por empresas como a HZ escritório virtual, já citada.
n
n
n
n
Mas como definir isso quando se está empreendendo e se tem tantas coisas para decidir? É interessante você sempre conversar com seu contador, pois este pode orientá-lo sobre o que se encaixa melhor no seu momento e no seu bolso. Na Komcorp procuramos sempre ajudar nossos clientes que estão empreendendo a definir qual a melhor solução para o pontapé inicial no seu negócio.
n
n
n
n
E se eu decidir pela opção de um endereço fiscal cedido? Se você optar pela contratação de um endereço fiscal cedido, você faz o contato com uma empresa como a HZ, por exemplo, e contrata o serviço, recebendo a autorização – através de um contrato – e a documentação para o registro da empresa em todos os órgãos para usar o endereço fiscal. É possível usar endereço fiscal em empresas de prestação de serviços, que não necessitam de inscrição estadual, e também outros tipos de negócios que requerem inscrição estadual.
n
n
n
n
Quais as vantagens de você optar por um endereço fiscal? Entre as vantagens de usar um endereço fiscal estão o investimento que é praticamente zero, já que a estrutura está pronta e o custo mensal é mais baixo que alugar ou ter um endereço próprio.
n
n
Além disso, muitas vezes se ganha agilidade para tomar todas as providências e garantir que o processo de abertura da empresa transcorra de forma mais acelerada, pelo menos no que diz respeito aos requisitos necessários para cumprir todas as etapas de registro. A concessão de alvará também se torna mais fácil quando se usa o endereço fiscal de uma empresa especializada nisso.
n
n
n
n
Pedimos para o pessoal da HZ escritório virtual listar que outras informações são úteis para você que pensa em empreender. Confira:
n
n
1) Endereço fiscal não é endereço comercial.
n
n
Uma dúvida que costuma ocorrer entre os novos empreendedores diz respeito à diferença entre endereço fiscal e endereço comercial. O primeiro, como dito acima, é o que precisa ser informado em toda a documentação legal da empresa. Já o segundo é o endereço que é informado para clientes e fornecedores. É o endereço onde o negócio funciona e para onde devem ser encaminhadas as correspondências.
n
n
Os endereços fiscal e comercial não precisam ser iguais. O fiscal pode ser o contratado com a HZ, por exemplo, e o comercial pode ser outro qualquer, a escolha do empreendedor.
n
n
2) Endereço fiscal como oportunidade de negócio.
n
n
Empresas que atuam no setor de e-commerce podem obter vantagens tributárias ao utilizar um endereço fiscal de Santa Catarina. O empreendedor não precisa ter sede física no estado e sua loja virtual já pode até estar em funcionamento. O que ele pode fazer é contratar um endereço fiscal, por meio de prestadores deste serviço no estado, como é o caso da HZ escritório virtual, e colocá-lo em seu contrato social e demais documentos de registro.
n
n
A partir disso passa obter benefícios como a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Com o benefício fiscal, o ICMS padrão que costuma fechar em 18% para empresas que não possuem o regime especial pode chegar até o valor de 7,2% de ICMS.
n
n
n
n
Quer saber mais sobre esse benefício? Entre em contato com nosso time de Negócios, especialista na área.