Dicas para ser aprovado em um processo seletivo

n
n

Nosso post de hoje pede licença aos temas relacionados à área da Contabilidade e vem tratar de um assunto bem importante para as empresas em geral. Sabemos que o processo seletivo, independente da área profissional é algo muito relevante e contribui diretamente para o sucesso do colaborador e empresa, por consequência. Conseguir aquela vaga tão almejada não é algo simples e requer alguns cuidados. Pensando nisso, trazemos abaixo, o texto de uma convidada especial, a Circe Boleman, Consultora em Gestão de Pessoas, que nos ajuda com algumas dicas que contribuem em um processo seletivo.

n
n

Confira e esteja ainda mais preparado para conseguir aquela vaga que você procura! (E que pode estar aqui na Komcorp também. Dá uma olhadinha na seção Trabalhe Conosco do nosso site).

n
n

 

n
n

Num processo seletivo bem conduzido, suas habilidades técnicas e comportamentais vão ser avaliadas levando-se em consideração a vaga em questão. Ou seja, o candidato finalista vai entrar em um grupo de trabalho que já existe, e o foco é que o aprovado no processo entre para somar. Assim, partindo do pressuposto de que quem está conduzindo o processo seletivo sabe o que está fazendo, segue algumas dicas para facilitar esse encontro.

n
n

 

n
n

Transparência

n
n

Você quer entrar numa empresa e fazer parte da história dela? Ou quer apenas passar um tempo? Não importa. Tem muitas oportunidades diferentes e há espaço para todos. Permita que o recrutador te veja como você realmente é. Seus conhecimentos técnicos, seu perfil comportamental, o que você busca na vida. Há vagas para pouco tempo e outras que privilegiam uma longa estadia. E faça perguntas sobre o que te interessa no cargo, na empresa. Quanto mais sintonia, melhor. Assim, quando você for contratado, será uma parceria com maior possibilidade de crescimento mútuo.

n
n

 

n
n

Cartão de visitas

n
n

Tenha um currículo claro e sem ‘encheção de linguiça’ (há sites com bons modelos disponíveis). Lembre-se, seu currículo é seu cartão de visitas e deve te representar o mais fielmente possível. E deve ser refeito sempre que não for mais sua melhor apresentação.

n
n

 

n
n

Experiência profissional & detalhes esquecidos

n
n

Se você está começando no mercado de trabalho, compense sua falta de experiência com foco e objetivos bem traçados, cursos extras e leitura pertinente. Boa apresentação é importante. Não é necessário usar roupas e acessórios que ostentem marca, mas higiene corporal, roupas limpas, barba feita (homens) e maquiagem discreta (mulheres), são pontos negligenciados frequentemente. Boa comunicação (oral e escrita) faz mais diferença do que muitos imaginam.

n
n

 

n
n

Ter aderência com a vaga

n
n

Se o anúncio da vaga fala que é indispensável experiência prévia em determinado sistema/empresa/área (ou mesmo como algo desejável), quem você acha que terá mais chance de participar do processo? Ao encaminhar seu currículo para uma vaga sem aderência (a vaga é para área comercial e você só tem experiência em áreas administrativas), você reforça o que eu chamo de “planejamento em falhar”, e assim alimenta a sua frustração. Em última análise diminui sua disposição em buscar boas oportunidades. Afinal, “você nunca é chamado!”. É como viver em um ciclo vicioso que não te auxilia a crescer profissionalmente.

n
n

 

n
n

Disponibilidade & flexibilidade

n
n

Tenha disponibilidade para participar das entrevistas. Há quem se candidate à vaga e só possa participar de entrevistas após o horário comercial, mesmo se a entrevista for por skype (!). Ou seja, reveja suas prioridades.

n
n

Pense na possibilidade de aceitar – temporariamente – um cargo menor, desde que com a possibilidade de crescimento que você almeja (e trabalhe muito por isso). E porque não, se convidado a mudar de área, agregando seu conhecimento anterior a uma nova proposta, avalie a possibilidade. Aqui, tudo é uma questão de comunicação.

n
n

 

n
n

Postura Assertiva

n
n

Anos atrás existia um personagem de quadrinhos chamado “Hardy, a hiena”. Ele vivia reclamando, repetindo “Isso não vai dar certo!”, e repetia sempre muito sofrido “Oh! Céus! Óh! Vida! óh! Azar!”. Era um personagem engraçadinho, mas por que estou falando dele? Porque ninguém consegue conviver muito tempo com um “Hardy”. Se você está mal e seus amigos/parentes próximos te dizem que você anda ‘pra baixo’, meio ‘deprê’, preste atenção e procure ajuda. Pessoas pessimistas, negativas, ressentidas, tendem a – por melhor que sua formação profissional seja – ser dispensadas de processos seletivos. Simplesmente porque ninguém quer (nem consegue) conviver bem com alguém assim.

n
n

 

n
n

Atualização

n
n

Independente do grande número de desempregados no país, observe as vagas que te interessam. Se você percebe que estas vagas estão pedindo formações extras (que você não tem), é importante rever seu planejamento pessoal e focar nas prioridades. Não é possível nadar contra a maré por muito tempo. Invista em formações extras que agreguem a sua formação inicial e que façam a diferença na sua atuação profissional. Há muita leitura e ótimos cursos disponíveis – ambos gratuitos. Assim, falta de dinheiro não é mais uma desculpa aceitável para não se atualizar. Os tempos pedem mais flexibilidade e menos mimimi.

n
n

 

n
n

*Imagem by freepik

n
n