A Contabilidade como aliada do Planejamento Estratégico

n
n

O sucesso de uma empresa está diretamente ligado a definições estratégicas de sua atuação. Com as mudanças na sociedade nos últimos tempos e a concorrência acirrada, muitas empresas acabam diversificando demais seus produtos de forma desordenada, apenas para atender a maior gama de clientes possível. Em contrapartida, o negócio perde a capacidade de antecipar-se às ameaças e fazer um diagnóstico de oportunidades e melhorias. Para que seja possível quantificar e qualificar seu negócio é imprescindível um planejamento estratégico, que possui caráter primordial de servir como base para os reais objetivos da empresa e traçar caminhos para alcançá-los seja a curto ou longo prazo.

n
n

O planejamento estratégico serve de auxílio a administração da empresa como um todo, norteando suas ações gerenciais, definindo metas e objetivos para então criar plano(s) de ação que possa(m) servir de respaldo para amparar as tomadas de decisões. Pertinentes a esse processo, destacam-se duas etapas chaves:

n
n

-Análise de ambientes: Identificar os pontos fortes internos da empresa que garantem vantagem no âmbito empresarial e, também, as oportunidades externas que merecem atenção. Em contrapartida, definir quais são os pontos fracos internos e as ameaças externas, pois são dificuldades que deverão estar em evidência para que seja otimizado o tempo gasto na busca da solução do mesmo, com vistas a não atrapalhar seu desenvolvimento a longo prazo.

n
n

– Estabelecer um plano de negócios: Apresentar os objetivos esperados pela organização, suas expectativas, o que é preciso ser feito para alcançá-las, qual o custo e em que espaço de tempo isso deve ocorrer.

n
n

De toda forma, não existe um modelo fixo a ser seguido, toda empresa deve adequar os parâmetros para sua finalidade. Após delineado e elaborado, a implementação é a fase de difundir o planejamento, conforme o organograma:

n
n

n
n

Fonte: OLIVEIRA, Djalma de Pinho Rebouças de. Planejamento Estratégico: conceitos, metodologia e práticas. 23 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

n
n

 

n
n

Com a definição de missão, visão, valores, negócio e ambiente é fundamental apresentar o novo formato da empresa para as Pessoas (colaboradores), para que todos possam estar engajados no planejamento, de modo que cada departamento esteja focado em exteriorizar o plano de ação definido. Já a Tecnologia corresponde ao avanço dos conhecimentos, as novas maneiras de executar o trabalho. Por fim, as modificações nos Sistemas são relativas as alterações nas responsabilidades estabelecidas, descentralização de atividade, comunicações, posicionamento, orientações, entre outros.

n
n

Em suma, o planejamento estratégico significa o ponto de partida na administração estratégica das organizações. Independente do seu tamanho e tipo, define os caminhos que o empreendimento deve percorrer para atingir o sucesso e estar preparado para as possíveis ameaças de mercado.

n
n

Você deve se perguntar o que a Contabilidade tem a ver com isso? Digamos que tudo. A Contabilidade consegue trabalhar muito mais estrategicamente tendo contato com o Planejamento Estratégico da empresa. Auxilia a empresa a validar suas metas e métricas, além de buscar ferramentas como o planejamento tributário, que traça as melhores formas de o cliente ter benefícios fiscais. Mudanças de Área de Trabalho (Departamento Pessoal) também são relevantes e ficam à cargo do serviço de contabilidade muitas vezes.

n
n

O contador deve ajudar as organizações a traçarem estratégias para obter melhores resultados financeiros. Isso acompanhado de um planejamento estratégico se torna muito mais eficaz e fácil de ser feito.

n
n

Você já tem seu planejamento estratégico? Quer buscar alternativas para otimizá-lo e atingir suas metas? Entre em contato conosco.