Cresce o número de inadimplência tributária em 2017

n
n

O aumento considerável de empresas inadimplentes perdeu sua força em meados de 2016, no entanto, os primeiros meses do ano de 2017 não corresponderam às expectativas de regularização. Segundo divulgação no Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o índice aumentou 5,28% quando comparado ao mesmo período no ano passado. Ainda de acordo com a mesma divulgação, o número de dívidas atrasadas em até 90 dias caiu – 19,94%, enquanto pendências entre 1 e 3 anos aumentou 21,29%. Acredita-se que devido à restrição ao crédito, o empresário tem planejado mais suas compras e com isso calculado muito mais sua logística de pagamento, livrando-se das dívidas de pequeno prazo.

n
n

Essa inadimplência atinge os empresários e seu reflexo também abrange no que diz respeito ao aumento dos passivos tributários. Na tentativa de regularizar a situação das empresas, a Receita Federal e Estadual ao longo dos anos vem oferecendo modalidades de parcelamento que possam se encaixar no bolso do contribuinte. Atualmente, a expectativa do contribuinte gira em torno da conversão do projeto da MP 766 em lei, onde o incentivo a regularização dos passivos tributários dos últimos 5 anos conta com uma proposta mais atraente, trazendo descontos nas multas e juros.

n
n

Estar adimplente tem suas vantagens, inclusive há incentivos fiscais nesse sentido. Tanto a Receita Federal quanto a Estadual ao lançarem benefícios fiscais de redução na carga tributária, por exemplo, em contrapartida exigem que o contribuinte tenha seus pagamentos fiscais em dia. A participação em licitações, leilões e pregões também só é possível quando se tem os pagamentos e o envio de informações em dia.

n
n

De toda forma, não se pode adiar o pagamento desses passivos por muito tempo. Daí a importância de uma gestão tributária e bons profissionais aliados a sua empresa. Afinal, um planejamento tributário é muito eficaz e se torna indispensável como ponto de partida na recuperação de fôlego de uma empresa que possui passivos tributários, já que pode-se reduzir e recuperar pagamentos indevidos por legislações mal aplicadas e, isso é muitas vezes o diferencial necessário para tirar sua empresa do vermelho. Fundamental também é ter consciência e projetar seu fluxo de caixa, pois de nada vale renegociar suas dívidas fazendo uso de empréstimos ou parcelamentos se não sabe a capacidade de cumprir com o pagamento.

n
n

Embora sejam inúmeras as possibilidades que levam uma empresa a inadimplência, os pontos a serem analisados para viabilizar regularização também são amplos. Sempre há uma luz no fim do túnel. 

n
n

Aqui na Komcorp, estamos sempre atentos às legislações na intenção de melhor orientá-los a transformar números em estratégias contábeis eficientes. Se quiser saber mais, entre em contato conosco. 

n
n

 

n
n

*imagem do texto by freepik