SPED: Sistema que vai mudar completamente sua contabilidade
n
n
O governo está cada vez mais informatizado e já contamos com nota fiscal eletrônica, processo judicial digital, assinatura digital etc. São muitas as novidades e inovações para a formação de um governo totalmente eletrônico, acessível, ágil, transparente e eficiente. Dentre estas inovações há o SPED, que impacta a sua empresa. Apesar de parecer complicado, o SPED na prática tende a facilitar e agilizar a contabilidade das instituições privadas. Ele unifica as escriturações de documentos fiscais, registros de apuração de impostos e prestações. Ele também possibilita compartilhar de forma integrada todo o cadastro de informações fiscais.
n
n
n
n
SPED é a sigla para Sistema Público de Escrituração Digital. Trata-se de um sistema que unifica todas as informações relacionadas ao fisco, bem como demais registros, em um único sistema. A Escrituração Fiscal Digital – EFD é um arquivo digital, que se constitui de um conjunto de escriturações de documentos fiscais e de outras informações de interesse dos fiscos das unidades federadas e da Secretaria da Receita Federal do Brasil, bem como de registros de apuração de impostos referentes às operações e prestações praticadas pelo contribuinte. O contribuinte deverá gerar uma EFD-Contribuições, que é um arquivo digital do SPED. Este arquivo deve conter todas as informações e dados referentes ao fisco. Depois de gerado, este arquivo deve ser assinado digitalmente e enviado ao SPED.
n
n
Qual o objetivo do SPED?
n
n
O sistema é mais uma das grandes inovações que o governo traz para facilitar a vida de todos. Uma das grandes finalidades é eliminar de vez toda a burocracia em torno da escrituração, unificando documentos fiscais e demais dados do fisco dos estados com a Secretaria da Receita Federal do Brasil. Além de aperfeiçoar o sistema tributário, o SPED evita a sonegação fiscal. Caso os arquivos transmitidos estejam zerados ou possuam informações incorretas, isso pode acarretar multa para o contribuinte, que fica entre R$ 500,00 e R$ 10.000,00. Além de integrar o fisco, ainda possibilita maior transparência em todas as operações que estiverem relacionadas. Também uniformiza as obrigações acessórias para os contribuintes, evitando a necessidade de transmissão de informação para diferentes órgãos. Todos os estados brasileiros já estão integrados ao SPED, contando com a participação de cerca de 752 mil empresas. O SPED armazena cerca de 4 bilhões de notas fiscais, disponíveis para a Receita Federal do Brasil.
n
n
Como faço para aprender mais sobre o SPED?
n
n
O governo disponibilizou duas ferramentas que podem auxiliar em dúvidas e ajudam a entender melhor o SPED. O primeiro local que deve ser de acesso obrigatório é o próprio site do SPED, que traz muitas informações importantes sobre o que é, quais os objetivos, como utilizá-lo etc. Clique aqui para visitar o site do SPED http://www.spedbrasil.net/ Além disso, também está disponível na web uma rede social para solucionar dúvidas e melhorar o aprendizado sobre SPED: o SPED Brasil. Para poder fazer perguntas e participar das discussões, basta apenas fazer um registro no ambiente. Ele possui fórum de discussão, agenda de eventos e cursos, enquetes etc. Além disso, o fórum é público, então qualquer pessoa pode consultar as discussões postadas pelos membros da rede social. Clique aqui e acesse este ambiente de aprendizagem 2.0 Outro ambiente 2.0 para aprendizagem é o SPEDNews. Ele disponibiliza um blog, feito pelos próprios membros das redes sociais, bem como fóruns, grupos, discussões e cursos. Esta rede social é ótima para contatos e para se manter atualizado sobre o que há de novo sobre o SPED. Clique aqui e acesse este ambiente de aprendizagem 2.0 Gostou do artigo? Tem alguma dúvida sobre o assunto, ou alguma história para contar? Compartilhe conosco comentando!